Iniciativa

Apoio

Secretaria de Saúde

SELEÇÃO

A Prefeitura de Santos, em parceria com o Vetor Brasil, está realizando um Processo de Seleção profissional, criterioso e com metodologia baseada em competências. O processo conta com duas fases: a de Pré-Seleção, com 9 etapas de avaliação, e a de Decisão Final, com uma etapa. Confira nesta página todos os detalhes das etapas de avaliação.

ETAPAS E CRONOGRAMA

Inscrições  06 de setembro a 17 de outubro de 2018

Análise Curricular Setembro a outubro de 2018

 

1ª etapa de Pré-Seleção

Pesquisa de Crenças Outubro de 2018

2ª etapa de Pré-Seleção 

Entrevista de Competências e Referências Profissionais Outubro de 2018

3ª e 4ª etapas de Pré-Seleção

Teste PIR e Painel com Especialistas Outubro a novembro de 2018

5ª e 6ª etapas de Pré-Seleção

Sabatina e Prova de Conhecimentos Técnicos 

10 e 11 de Novembro de 2018

7ª e 8ª etapas de Pré-Seleção

Banca Avaliadora  13 a 23 de Novembro de 2018

Última etapa de Pré-Seleção

Entrevista com a Prefeitura Novembro e Dezembro de 2018

Fase de Decisão Final

1ª etapa de Pré-Seleção ANÁLISE CURRICULAR

A Análise Curricular será uma etapa eliminatória e nela será necessário preencher um formulário de inscrição online com as seguintes informações:

  • Dados pessoais e de contato

  • Histórico acadêmico

  • Referências Profissionais

  • Atividades Voluntárias​

  • Idiomas e Certificações

  • Motivações para participar do Processo de Seleção

  • Informações complementares


​Como se preparar para a etapa? Este site contém diversas informações relevantes sobre o Processo de Seleção. Por isso, antes de realizar a inscrição, sugerimos que conheça melhor todas as etapas e reflita sobre as suas motivações pessoais e profissionais para participar. No momento de inscrição, é necessário ter em mãos os números do RG e CPF, currículo atualizado e digitalizado e contatos de, ao menos, dois profissionais que foram seus gestores diretos e que possam fornecer referências profissionais sobre você.

2ª etapa de Pré-Seleção PESQUISA DE CRENÇAS

Esta etapa consiste no preenchimento de formulário online da Pesquisa de Crenças, que servirá para identificar se há compatibilidade entre os seus valores pessoais e os objetivos da Prefeitura de Santos com a contratação dos Coordenadores.

 

A Pesquisa de Crenças não será uma etapa eliminatória.

 

Como se preparar para a etapa? Sugerimos que reflita sobre o seu posicionamento e valores pessoais perante tópicos como diversidade no setor público, gestão de pessoas, eficiência dos serviços e produtividade dos servidores. Estas reflexões ajudarão a responder a Pesquisa de Crenças com mais assertividade.

3ª etapa de Pré-Seleção ENTREVISTA DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS

Será uma entrevista online, individual e eliminatória, na qual você deverá:

  • Apresentar suas trajetórias e experiências profissionais, acadêmicas e pessoais e principais conquistas

  • Indicar o seu momento de carreira

  • Explicar como ocupar a posição de Coordenador de Atenção Básica de Saúde faria sentido para seu desenvolvimento profissional e como você poderia contribuir para o município de Santos

Como se preparar para a etapa? 

 

Seja objetivo

Recomendamos que valorize o tempo do entrevistador e procure aproveitar ao máximo o momento da entrevista para ser conhecido. A assertividade é uma aliada neste momento.

 

Cite exemplos

A entrevista não é o momento para fazer um discurso inspiracional ou falar de maneira abstrata. Ao responder sobre a sua trajetória, sugerimos que exemplifique situações que permitam ao entrevistador avaliar a relevância de determinadas experiências.

Reflita sobre experiências críticas

Quais experiências foram mais relevantes em sua trajetória profissional? Recomendamos que considere situações, por exemplo, nas quais demonstrou capacidade para liderar e mobilizar pessoas, entregar resultados relevantes e propor inovações.

Deixe clara a sua motivação

Recomendamos que seja transparente com o entrevistador e consigo mesmo sobre o que motivou sua participação neste processo e porque faz sentido assumir o desafio na Saúde de Santos.

 

Teste a sua internet

A entrevista ocorrerá online por meio de ferramenta de videoconferência. Portanto, sugerimos que teste a conectividade da internet antes de iniciar a entrevista, além da câmera e do microfone.

 

Atente-se ao horário de agendamento

Os agendamentos são realizados com base no horário de Brasília. Por isso, candidato residentes em regiões com fuso horário diferente, devem estar atentos ao horário da entrevista. Haverá tolerância de 5 minutos em caso de atrasos.

4ª etapa de Pré-Seleção REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS

Nesta etapa, as referências profissionais indicadas por você no momento da inscrição serão contatadas por telefone pela equipe de avaliação para responder algumas perguntas sobre sua atuação profissional.

 

Esta etapa não será eliminatória.

 

Como se preparar para a etapa? Antes de iniciar a inscrição, recomendamos que tenha em mãos os contatos de 2 a 3 gestores diretos com quem trabalhou ou trabalha atualmente. É importante que as referências profissionais o conheçam suficientemente para fornecer indicações. Também é necessário que saibam que poderão ser contatadas pela equipe de seleção e aceitem, previamente, fornecer referências. Por isso, também recomendamos que entre em contato com as referências profissionais antes de submeter seus contatos no formulário de inscrição.

5ª etapa de Pré-Seleção TESTE DE POTENCIAL DE INTEGRIDADE RESILIENTE (TESTE PIR)

Sendo aprovado para esta etapa, você deverá responder a um teste onde a avaliação será feita com o uso de ferramenta online, com validação científica e análise hermenêutica (os candidatos responderão em três formatos: única escolha, dissertativa e relato em vídeo). A análise será realizada por profissionais formados e com treinamento específico capacitados na metodologia PIR.

 

O Teste PIR não será uma etapa eliminatória.

 

Como se preparar para a etapa? O Teste PIR revelará qual o seu nível de resiliência frente a dilemas éticos com base nas respostas enviadas. Por isso, antes de iniciar, sugerimos que reflita sobre seus valores pessoais e experiências críticas que, eventualmente, passou em ambientes profissionais.

6ª etapa de Pré-Seleção PAINEL COM ESPECIALISTAS

Esta etapa, que será eliminatória, consiste em uma entrevista online sobre seus conhecimentos específicos em políticas de saúde, sobre sua trajetória profissional e motivações para atuar num cargo de liderança no setor público.

Como se preparar para a etapa? Sugerimos que reflita sobre sua trajetória profissional e acadêmica e tenha em mente todas as suas motivações para participar do Processo de Seleção. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista de Mapeamento de Competências também podem ser úteis nesta etapa.

7ª etapa de Pré-Seleção SABATINA - 10/11/2018

A sabatina ocorrerá presencialmente no Município de Santos. Nesta etapa, cidadãos e profissionais com atuação relevante na rede municipal de saúde de Santos questionarão os candidatos sobre como pretendem coordenar a Atenção Básica do Município.

 

A Sabatina não será uma etapa eliminatória.


Como se preparar para a etapa? Recomendamos que estude a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e o contexto atual da saúde pública de Santos, focando nos principais indicadores, nos objetivos e resultados dos programas de saúde vigentes. Reflita sobre os atuais desafios que a Prefeitura enfrenta atualmente em termos de saúde pública, e também em como podem contribuir para solucionar problemas e impactar positivamente a gestão.

8ª etapa de Pré-Seleção PROVA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS - 11/11/2018

A prova de conhecimentos técnicos conterá 20 questões, de caráter classificatório e eliminatório, sobre os seguintes conteúdos:

  • Raciocínio Lógico (8 questões); e

  • Conhecimentos Específicos (12 questões).

As informações sobre como se preparar para a etapa estão no Edital.

Última etapa de Pré-Seleção BANCA AVALIADORA - 13 a 23/11/18

A Banca Avaliadora será uma conferência online com profissionais renomados do setor de Saúde e Gestão Pública. Nela você será questionado sobre estratégias de mobilização da equipe e integração com as outras unidades básicas de saúde, visando possíveis soluções dos desafios da saúde pública.

 

A Banca Avaliadora será uma etapa eliminatória.


Como se preparar para a etapa? Sugerimos que reflita sobre sua trajetória profissional e acadêmica e tenha em mente todas as suas motivações para participar do Processo de Seleção. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista de Mapeamento de Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Fase de Decisão Final da Prefeitura ENTREVISTAS COM A PREFEITURA DE SANTOS

Esta será a fase de Decisão Final, em que os candidatos aprovados na última etapa da fase de Pré-Seleção serão recomendados à Prefeitura de Santos para as entrevistas. A equipe da Prefeitura de Santos é quem definirá os profissionais a serem contratados e fará isso por meio da avaliação das entrevistas.

Como se preparar para a última etapa? Sugerimos que estude sobre a estrutura da Secretaria de Saúde de Santos e também de toda a Prefeitura e procure conhecer o perfil dos atuais gestores e escopo de suas atuações. É importante refletir sobre o seu perfil pessoal de trabalho e motivações para coordenar a atenção básica de saúde de Santos. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista de Mapeamento de Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Prefeitura de Santos

Fábio Ferraz

Haroldo de O. Souza Filho 

Luciane Picotez 

Vetor Brasil

Ahmad Osman
Bruna Eboli

Gisele Fior

A Comissão Mista de Seleção será composta por servidores do Município de Santos e técnicos do Vetor Brasil e será responsável por avaliar, julgar e responder os pedidos de recurso, além de resolver casos omissos no Edital.

COMISSÃO MISTA DE SELEÇÃO

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Elencamos as principais dúvidas que interessados(as) podem ter sobre o processo e respondemos aqui no site. Você também pode entrar em contato com a equipe de seleção.